Café Bagdad

À conquista das palavras...

Name:
Location: sintra, Portugal

I was born in Mozambique. I'm Portuguese, but my heart is half Portuguese, half African. I'm still thinking that one day we can change the world.

Friday, May 05, 2006

QUEM LEVOU CHE PARA A BOLÍVIA

Privilegiada que sou, tive a sorte de conhecer o revolucionário cubano José Gomez Abat, um dos oficiais que preparou a ida de Che para a Bolívia.

Não seríamos mais de 20 pessoas a assistir à palestra dele, mas estávamos tão atentos, que se ouviria o zumbido de uma mosca.

José Gomez Abat está a escrever um livro, mas não quer que o considerem escritor, a profissão dele é a de sempre - revolucionário. Modestamente, quando foi apresentado como o oficial que preparou a entrada de Che na Bolívia, emendou para "um dos oficiais", pois era um grupo de pessoas. Esse livro será publicado pela "Caminho" em Setembro de 2006.

José Gomez Abat tem 65 anos e sofre de cancro do pulmão. Quando lhe pedi para voltar para o lançamento do livro, respondeu-me, com a maior naturalidade, que não sabia se ainda estaria vivo. Sem dramas, assim, muito simplesmente, em tom adequado a um revolucionário militante.

Não lhe faltou a emoção quando contou histórias de Che, dos seus gostos, piadas, preferências, trasnformações físicas a que se submeteu, etc. Foram duas horas e tal de pura magia. Agora já sei porque foi escolhida a Bolívia - tudo isto está no livro, bem como muitos outros pormenores que até hoje estão por publicar.

Já no fim, rua fora, continuámos à conversa com ele e a mulher, a Capitana Gina. À despedida, deixou-nos a morada e o telefone, para quando formos a Cuba, para falarmos mais um bocado. Saímos de lá empolgadas de
tal modo, que, ao voltar para casa, perguntei à minha amiga Luz - "... que tal se vendermos as nossas casas e partirmos à aventura, e criamos a nossa Sierra Maestra?"...

Um dia para ficar na nossa memória.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home