Café Bagdad

À conquista das palavras...

Name:
Location: sintra, Portugal

I was born in Mozambique. I'm Portuguese, but my heart is half Portuguese, half African. I'm still thinking that one day we can change the world.

Friday, February 24, 2006

A lição do ardina - Maputo 4

Já de malas prontas para o regresso, vimos passar o ardina que vende ali, junto ao Tivoli, e pensámos que tínhamos de comprar um jornal moçambicano para trazer para Portugal.

Pagámos com uma nota grande, à falta de trocos, ele desapreceeu, correndo, para ir buscar o troco.

O meu marido e eu entreolhámo-nos, sorridentes, e eu comentei "... olha, queres ver que nunca nos assaltaram, e foi preciso estar de partida para sermos enganados?...".

Pois é, ser pobre não significa ser desonesto, nós é que nos habituámos tanto a uma certa forma de ver as coisas que, ainda que bem intencionados, há sempre uma ruindade que a vida que levamos nos vai inculcando...
Não é que passados uns dez minutos o ardina voltou com o troco?!?... Viu que estávamos de saída, à porta do hotel, podia pensar, e muito logicamente, que nunca mais voltávamos... não, preferiu vir, afogueado, com as notas na mão.

Que lição de vida, que bofetada de luva branca!...

O nosso espanto, muito europeu, era tão grande, que, depois de lhe agradecer o gesto e retribuir com algum dinheiro (merecido), me esqueci de lhe perguntar o nome. Mas ficou-nos gravado na memória. Quando voltar, vou perguntar por aquele ardina tão especial.

Foi exactamente o oposto do que me aconteceu algumas vezes, aqui, em que, por lapso, dei dois euros aos portageiros como sendo um, e nunca me deram o troco... E não comparemos as condições de vida destas duas profissões...

Aproveito para dizer que em Moçambique existe uma liberdade de imprensa incrível, pois o jornal que tenho guardado, fala "preto no branco" de desvios de dinheiro, com nomes de pessoas e instituições, e outros assuntos escaldantes. Da primeira à última página, "é sempre a abrir". Acabo de regressar e, perante as perspectivas que vejo das limitações à nossa liberdade de imprensa, fico a pensar em como o nosso modelo ocidental não é tão exemplar assim...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home