Café Bagdad

À conquista das palavras...

Name:
Location: sintra, Portugal

I was born in Mozambique. I'm Portuguese, but my heart is half Portuguese, half African. I'm still thinking that one day we can change the world.

Tuesday, February 28, 2006

Tenho família de todas as cores - Maputo 3

Ainda bem que nunca fui racista!... Se fosse, que lição a vida me teria dado...

Ainda não tinha falado deste assunto, pois é, de longe, o mais delicado.

Nasci numa família progressista, onde a cor, religião ou estatuto social eram completamente ignorados. Com os meus 6 anos, era frequente atrasar-me para o almoço, no regresso da escola. Só os primeiros atrasos foram assustadores - encontraram-me empoleirada num caixote, a discursar a favor da independência, clamando contra a exploração do homem pelo homem, muito empolgada. Aplaudida pelos miúdos da rua - mais graúdos que miúdos ...

A minha irmã tinha como amigas as miúdas mais "in", filhas de fulano de tal. Invariavelmente, as minhas amizades circulavam num patamar social muito rasteirinho, o que me dava uma riqueza de conhecimentos que a minha irmã ainda hoje desconhece.

Fomos crescendo, os nossos caminhos a abrirem um V, cada vez mais largo, hoje, as diferenças são inultrapassáveis.

Ao longo dos anos, continuei sempre a criar laços de amizade com pessoas, sem lhes pedir o B.I.
Ainda bem que o meu percurso não se "endireitou" com a idade.

Neste Café Bagdad, a minha prima Ana Paula e eu, somos as protagonistas do nosso filme. Abençoada viagem ao Maputo, que me permitiu abraçar família cuja existência desconhecia - e receberam-nos todos tão bem, que ando eufórica por ter uma família tão grande. De todas as cores, de diferentes religiões.

Esta viagem permitiu-me cumprir um sonho - fazer da minha vida um Café Bagdad.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home