Café Bagdad

À conquista das palavras...

Name:
Location: sintra, Portugal

I was born in Mozambique. I'm Portuguese, but my heart is half Portuguese, half African. I'm still thinking that one day we can change the world.

Tuesday, May 02, 2006

CAPITANA GINA DA SIERRA MAESTRA

Sou uma privilegiada, reconheço-o. Não por ser alta, loura e de olhos azuis; não por ser milionária; não por tantas outras razões que nos acorrem quando falamos de privilégios. Não, nada disso, apenas porque tenho a sorte de ir conhecendo, ao longo da minha vida, algumas pessoas verdadeiramente fascinantes.

Tive o privilégio de assistir a uma palestra, no dia 26/04/06, em que um dos oradores foi a Guerrilheira Elsa Montero, Capitana Gina da Sierra Maestra. Modestamente, não quis falar da sua vida, o que me deixou ainda com mais vontade de a conhecer melhor.

É quando as nossas vidas se cruzam com pessoas como ela, que nos damos conta do pouco valor que temos. Fica na nossa memória o facto de ter ido com apenas 14 anos para a Sierra Maestra. Era filha única, e, mesmo assim, foi para a luta, onde combateu ao lado dos homens.

Falou-nos sobretudo de outra grande Mulher, a Guerrilheira Celia, considerada como uma Mãe para muitos cubanos.

Uma história que nos deixou, muito a propósito da paridade (a comparação é minha) - quando as Guerrilheiras acharam injusto não combater, cansadas de executar tarefas de rectaguarda, Celia, depois de as ouvir, apresentou a Fidel Castro essa pretensão. Muitos comandantes acharam que não deveriam ir para a linha de fogo - revolucionários, mas machistas (que é eu que eu dizia no post anterior???????????).

Claro que Fidel anuíu ao pedido de Celia. Os comandantes mais renitentes, foram os que mais Mulheres receberam - o mais machista levou quatro, e o seguinte ficou com duas.

Depois dos combates intensos, ao fazerem o balanço, esses Comandantes (agora merecem a maiúscula) escreveram a Fidel, dizendo que ele tinha razão, pois durante as refregas,os seus melhores soldados tinham sido as Mulheres.

Pedi à Capitana Gina para nos vistar outra vez, lá para Setembro - talvez...

Assim se escreverá a História.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home