Café Bagdad

À conquista das palavras...

Name:
Location: sintra, Portugal

I was born in Mozambique. I'm Portuguese, but my heart is half Portuguese, half African. I'm still thinking that one day we can change the world.

Friday, March 17, 2006

O meu Amigo Sitoe - Um olhar para lá do horizonte

A minha recente visita ao Maputo foi muito enriquecedora, pois permitiu-me conhecer pessoas fascinantes. Vou começar a falar de algumas dessas pessoas, cujas vidas são tão diferentes, mas simultaneamente tão próximas de nós.
O Sitoe é um jovem moçambicano, cujo encanto e doçura surpreendem logo ao primeiro contacto. Por razões profissionais, tive a oportunidade de conhecê-lo, e espero que a amizade que se estabeleceu se prolongue no tempo. Nasceu no Chibuto, a 04 de Agosto de 1968, mas parece ter vinte e poucos anos.
Olhos doces e sorriso meio tímido, meio alegre, o Sitoe representa a nova realidade moçambicana, composta por pessoas que querem melhorar o mundo, começando pelo seu mundo.
Assim que nos conhecemos, quis saber a minha opinião sobre a nossa terra. Estava genuinamente interessado em saber o que eu encontrava de mais mudado, não estava vedado ao exterior. Da segunda vez que nos vimos, já discutimos vários assuntos, numa agradável troca de ideias.
Afável no trato, adivinhei nele uma vontade de saber como as coisas são, realmente, cá deste lado, e todo o entusiasmo em transmitir o que se passa lá.
O mundo precisa de mais Sitoes – pessoas com uma generosidade de espírito tal, que continuam a querer partilhar o futuro. Afinal, não é a vida feita de partilha? De experiências, de culturas e vivências...
O Sitoe continua a olhar para lá do horizonte – é essa a força dos homens que não querem fugir do amanhã!...
O Sitoe não é um Castigo, é uma Benção!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home