Café Bagdad

À conquista das palavras...

Name:
Location: sintra, Portugal

I was born in Mozambique. I'm Portuguese, but my heart is half Portuguese, half African. I'm still thinking that one day we can change the world.

Friday, March 31, 2006

A DISPARIDADE

Num momento em que tanto se fala da paridade - e ainda bem que se fala - não é demais falar da "disparidade" da realidade, pelo que resumo em dois pontos o que me afastou da política:

1. As mulheres portuguesas têm a seu cargo a família, a casa e a profissão.
Há uns anos atrás, andava eu muito entretida a colar cartazes, o tempo não me chegava para nada. Se não tivesse ajuda, certamente a casa ficaria um caos.

2. A maternidade é muito complicada, quando se quer exercer qualquer actividade política. Quando fui mãe, fui "castigada" na empresa onde trabalhava, não fui aumentada durante dois anos. Disseram-me que ali não era maternidade nem hospital. Assim mesmo, por estas palavras, sem tirar nem pôr.

Muitos outros pontos haveria a acrescentar, mas estes três são mais do que suficientes para nos fazerem pensar que, sem

1. Qualidade de vida que nos permita ter ajuda doméstica e apoio familiar.
2. "Educar os homens" nesse sentido, ou seja, que as mulheres podem ser tão boas ou melhores que eles, criando, de facto, a partilha de TODAS as tarefas domésticas. É que isto de ser revolucionário e continuar machista não pode continuar.
3. "Educar o patronato" igualmente nesse sentido - já basta a discriminação a que as mulheres, por serem mães, são sujeitas, imaginem agora a reacção quando vêem as suas funcionárias com actividade política.

Apesar de todos os dissabores, continuo uma resistente, a lutar contra esta "disparidade".

0 Comments:

Post a Comment

<< Home