Café Bagdad

À conquista das palavras...

Name:
Location: sintra, Portugal

I was born in Mozambique. I'm Portuguese, but my heart is half Portuguese, half African. I'm still thinking that one day we can change the world.

Monday, March 27, 2006

Acorda, Europa!!!

Logo pela manhã, fico animada com a leitura de uma notícia publicada no Expresso - a MINISTRA (já vão ver porque merece as maiúsculas) do Trabalho, em Moçambique, decidiu encerrar duas empresas chinesas em Quelimane, devido a maus tratos e insultos aos trabalhadores, por parte dos patrões.

Ofegante, releio a notícia, com medo de estar enganada. É mesmo verdade, passou-se em África, Moçambique, um país que, embora precisando de ajuda, tomou uma atitude defensora da sua dignidade. Há que afastar os fantasmas do neocolonialismo que se quer instalar lá, e que é de pôr os olhos em bico...

Perante um exemplo destes, ficamos roídos de inveja por não termos uma pessoa assim no nosso governo, que impeça os constantes encerramentos de fábricas estrangeiras, que num passado recente foram bafejadas por todos os benefícios que às empresas portuguesas são negados.

Simultaneamente, abre-se o caminho a uma outra reflexão - se um país como Moçambique consegue tomar uma atitude destas, como é possível que por toda a Europa não se encontrem políticos desta cepa? Alguém poderá explicar-me como é possível que uma China totalmente desrespeitadora dos direitos humanos exporte e se instale a seu bel prazer por essa Europa fora?... Que saudades do bloqueio à Indonésia, antes da independência de Timor!...

Europa, acorda, um gigante quer devorar-te!... Quando a digestão estiver adiantada, lá irão aparecer uns Alka-seltzers a dizer que vão ter de nos cortar mais qualquer coisa (se ainda houver alguma regalia para cortar...) porque não somos competitivos.

Não queremos a asiatização da nossa sociedade. Eles é que têm de implementar direitos sociais e ordenados decentes, não somos nós que temos de fazer marcha-atrás, e, enquanto não houver políticos que tenham a coragem de um gesto semelhante ao desta Mulher, quem nos acode?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home