Pedro Sim - Pedro Não
Eu conheço um Pedro Sim, mas todos conhecemos um Pedro Não...
Estava o Pedro curvado, apanhando as ervas daninhas que teimam em invadir a minha amostra de jardim, quando senti curiosidade em conhecê-lo melhor.
Durante uma pausa para lanchar, pus-me à conversa com ele, sentados os dois na cozinha. O Pedro é guineense, tem mulher e três filhos na Guiné, mais um filho de 12 anos, que vive com ele. O Pedro tem 67 anos. O Pedro diz que a mulher tem de ficar lá, enquanto a sogra for viva, porque não se pode abandonar os velhos...
Imaginei a sua vida, a sua família. Sobretudo a sua dignidade – o Pedro tinha começado o jardim há três semanas, mas veio uma chuva abençoada. Abençoada, porque nos permitiu conhecer o Pedro.
Combinámos, então, nova sessão de jardim, para quando estivesse sol. O meu marido insistiu em pagar-lhe duas horas, mas o Pedro recusou, confiou em nós, era só o que faltava, levar dinheiro sem ter acabado o trabalho!...
Durante três semanas, não deu sinal de vida, não teve pressa de vir cobrar, sério, honesto, confiante.
Agora, ao fim do dia, acabado o trabalho, o Pedro não queria receber o dinheiro desse dia de chuva, achava que não tinha feito quase nada... Foi preciso insistir.
Ficámos chocados, a pensar ... o Pedro é um homem BOM. Aflitos só de pensar em como deve ser explorado...
O Pedro varre as ruas, luta pela sobrevivência de toda a família, trabalhando sábados e domingos em pequenos biscates. O Pedro não passa recibo verde. Para o Estado, o Pedro é um infractor. O Pedro foge ao fisco. Mas é o meu Pedro SIM.
Para mal dos nossos pecados, temos todos um Pedro NÃO. Aquele que não sai da televisão, tipo protagonista ... até veio num jornal o rendimento dele, ali, tudo certinho, próprio do cidadão cumpridor que apregoa ser. Está convencido que é importante, que manda... Esse mesmo – branco mais branco não há!
Pedro Não, podes ir embora, deixa lugar aos Pedros Sim que por aí andam...
1 Comments:
Parabéns pelo posts . É interessante que me identifico com muito do que escreces . É bom sinal quando isso acontece . Tenho pena , que já não posts por aqui . Gostava de ver aqui muito mais posts .
Um abraço
www.ovaledospirilampos.blogspot.com
Post a Comment
<< Home