Café Bagdad

À conquista das palavras...

Name:
Location: sintra, Portugal

I was born in Mozambique. I'm Portuguese, but my heart is half Portuguese, half African. I'm still thinking that one day we can change the world.

Friday, November 26, 2004

Pedro Sim - Pedro Não

Eu conheço um Pedro Sim, mas todos conhecemos um Pedro Não...

Estava o Pedro curvado, apanhando as ervas daninhas que teimam em invadir a minha amostra de jardim, quando senti curiosidade em conhecê-lo melhor.

Durante uma pausa para lanchar, pus-me à conversa com ele, sentados os dois na cozinha. O Pedro é guineense, tem mulher e três filhos na Guiné, mais um filho de 12 anos, que vive com ele. O Pedro tem 67 anos. O Pedro diz que a mulher tem de ficar lá, enquanto a sogra for viva, porque não se pode abandonar os velhos...

Imaginei a sua vida, a sua família. Sobretudo a sua dignidade – o Pedro tinha começado o jardim há três semanas, mas veio uma chuva abençoada. Abençoada, porque nos permitiu conhecer o Pedro.

Combinámos, então, nova sessão de jardim, para quando estivesse sol. O meu marido insistiu em pagar-lhe duas horas, mas o Pedro recusou, confiou em nós, era só o que faltava, levar dinheiro sem ter acabado o trabalho!...

Durante três semanas, não deu sinal de vida, não teve pressa de vir cobrar, sério, honesto, confiante.

Agora, ao fim do dia, acabado o trabalho, o Pedro não queria receber o dinheiro desse dia de chuva, achava que não tinha feito quase nada... Foi preciso insistir.

Ficámos chocados, a pensar ... o Pedro é um homem BOM. Aflitos só de pensar em como deve ser explorado...

O Pedro varre as ruas, luta pela sobrevivência de toda a família, trabalhando sábados e domingos em pequenos biscates. O Pedro não passa recibo verde. Para o Estado, o Pedro é um infractor. O Pedro foge ao fisco. Mas é o meu Pedro SIM.

Para mal dos nossos pecados, temos todos um Pedro NÃO. Aquele que não sai da televisão, tipo protagonista ... até veio num jornal o rendimento dele, ali, tudo certinho, próprio do cidadão cumpridor que apregoa ser. Está convencido que é importante, que manda... Esse mesmo – branco mais branco não há!

Pedro Não, podes ir embora, deixa lugar aos Pedros Sim que por aí andam...



1 Comments:

Blogger Tanque Silva said...

Parabéns pelo posts . É interessante que me identifico com muito do que escreces . É bom sinal quando isso acontece . Tenho pena , que já não posts por aqui . Gostava de ver aqui muito mais posts .
Um abraço
www.ovaledospirilampos.blogspot.com

July 2, 2005 at 12:50 PM  

Post a Comment

<< Home