Café Bagdad

À conquista das palavras...

Name:
Location: sintra, Portugal

I was born in Mozambique. I'm Portuguese, but my heart is half Portuguese, half African. I'm still thinking that one day we can change the world.

Friday, February 03, 2006

Vou à terra - ou como matar a Saudade

Vou à terra!!!

A minha terra é a terra dos pequeninos, porque apenas agora começou a crescer, e consegue guardar uma certa pureza e ingenuidade. É mágica, linda, exótica, e onde ainda se pode viver a um ritmo muito em que nada é medido pela produtividade, stress, competitividade...

A terra chega a ser vermelha, meio cerâmica, meio sangue, coberta pelo verde luxuriante de uma flora ímpar. O céu consegue presentear-nos com postais ilustrados, ao nascer ou ao pôr do sol. O mar forma uma aguarela verde azulada, espraiando-se em dunas de areia, de cortar a respiração...

Ah! Os cheiros!... Em sítio nenhum se consegue sentir aquele cheiro a terra molhada, só na minha terra. E os perfumes das flores a desabrochar nos passeios que ladeiam as ruas e avenidas, é um espectáculo de olhos fechados, destinado a narinas ávidas.

Mas...melhor que tudo, mesmo tudo, são os doces sorrisos de chocolate com leite que acolhem os forasteiros, sem mágoa nem rancor por tempos de servidão.

"Vou à terra" no dia 08 deste mês, ao fim de quase 32 anos de ausência. Fecho os olhos e treino os trajectos da minha infância, não quero enganar-me quando lá chegar. Vou de coração aberto, quase à aventura... Vou conhecer a família mestiça que me descobriu agora. Aguenta, coração, vai ser só emoção!...

Enquanto me preparo para matar a Saudade, começo a trautear a canção - "Moçambique, que palavra tão bonita, fique lá onde ela fique, diga lá quem a disser...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home