O CLUBE DOS RIQUINHOS - OU VAMOS DESENCALHAR O 25 DE ABRIL
Em Portugal ganha-se pouco? Falso, em Portugal ganha-se muito, mas são poucos a ganhar muito. Reside aí o problema.
Vamos percorrer as lojas mais caras do país - não lhes faltam clientes, artigos há que só por encomenda, dizem-nos... Não, decididamente, não é aqui que vamos encontrar os que se queixam de ganhar pouco.
Toca a passear pelos bairros chics - mesmo cenário, fulana que faz a piscina maior do que a da vizinha, beltrano que compra o carro mais potente que o de cicrano, assiste-se a uma procissão onde o padroeiro é o (muito) mau gosto.
Já nas lojinhas, feiras e mercados, equaciona-se a prioridade entre a t-shirt e a mala, cada uma a 5 euros, há que decidir racionalmente entre estas duas grandes opções. Depois de um suspiro sentido e fundo, viram-se as costas, os 5 euros sempre pagam mais uns iogurtes para os miúdos.
Estamos, então, no Portugal dos Riquinhos - difícil não é ser rico, é ser riquinho. Depois de entrar no Clube dos Riquinhos, começa a alameda a alargar-se para a grande rotunda que afunila para o Clube dos Ricos. Mas, isto é mesmo assim, enquanto a rotunda vai e vem, folgam os riquinhos!... A maioria nunca entrará no Clube dos Ricos, mas circulam na mesma rotunda, que prazer!...
Se há 32 anos atrás nos dissessem que hoje ainda estaríamos assim, não acreditávamos. "Reacionário" era a palavra escolhida para catalogar os que nos diziam "sempre assim foi, sempre assim será, sempre houve ricos, sempre haverá". Será que temos mesmo de dar razão a esses arautos da desgraça?
Em Abril cumprem-se 33 anos de liberdade, liberdade dos Riquinhos passearem na Rotunda que dá acesso ao Clube dos Ricos.
Continuamos à espera do cumprimento de tantas promessas, que já cheiram a bafio e ainda não foram cumpridas, estamos fartos de ser espremidos a favor dos Ricos & Riquinhos.
Vamos desencalhar o 25 de Abril?
0 Comments:
Post a Comment
<< Home