Café Bagdad

À conquista das palavras...

Name:
Location: sintra, Portugal

I was born in Mozambique. I'm Portuguese, but my heart is half Portuguese, half African. I'm still thinking that one day we can change the world.

Wednesday, April 15, 2009

A COR DA PELE ou A COR DO DINHEIRO

Eis-me de volta. Apetece-me opinar.

Neste último ano, feito de quedas nas bolsas, inflação, deflação e quejandos, assistimos a mudanças na sociedade impensáveis há um ano.

Esperava-se demasiado da chegada de Obama ao poder. Que sacudisse o pessimismo, mas tal não aconteceu ainda. É cedo, dirão os mais optimistas. Hum hum, digo eu, sempre apostada na concretização dos meus sonhos, de quando em vez, feitos realidade.

O disparate todo foi pensar-se que a cor da pele podia mudar alguma coisa. Deu mais esperança a uma sociedade decadente, já não foi nada mau. Todos ficaram contentes, mas Wall Street continuará a mandar e o resto será paisagem.

Quando se pertence a uma classe de poder, qualquer cor, tamanho ou idade são aceites. Só os inocentes acham que assim não é. Não será a cor da pele que irá mudar o mundo, por mais emocionante que os discursos sejam.

Sinceramente, alguém pensa realmente que o mundo pode mudar pelo simples facto de um mestiço ser eleito presidente dos EUA? Digo mestiço porque abunda a ignorância sobre a distância entre um mestiço e um africano. Deixo um espaço em branco para a digestão desta afirmação. Interpretação livre.





Sendo europeia-africana, estou ansiosa que o exemplo de Obama se reproduza, em África, permitindo que alguém da minha raça se candidate a qualquer cargo político nos países onde nasceram. Apenas a cor da pele é impeditiva, por enquanto.

Para que não haja más interpretações, quero deixar bem claro que sempre lutei pela independência da terra onde nasci. Tive o sonho de Moçambique ser, de facto, a terra de todos os Moçambicanos. Entre os melhores amigos, tenho a felicidade de contar com pessoas de todas as etnias (agora, sim, estou a ser politicamente correcta).

Mais que o racismo da cor da pele, pesa o racismo da cor do dinheiro. É ver vedetas serem apaparicadas por aqueles que evitam roçar um ombro mais trigueiro, num espaço público.

Deixemos esse grande mestre que é o tempo passar. Que Obama continue a dar-nos esperança!

1 Comments:

Blogger Pandora said...

Cara Carla,
Aqui quem fala é Gabriela do Brasil.
(Mas tenho que admitir que também sou meio Portuguesa devido aos meus avós Portugueses que me criaram aqui mas com o coração por lá.)

Lí seu post sobre o Comboio da Felicidade (muito bom, tocou-me mesmo)e, diante de um convite que acabaram-me de fazer, me pergunto: como chegar em Salzburg saindo de Lisboa?

Uma amiga pretende fazer o mesmo ano que vem e nos perdemos no meio de sites metroviários sem fim...

Apreciaria muito esta informação.

Abraços
Gabriela
mariagmartinho@gmail.com

December 11, 2009 at 9:36 AM  

Post a Comment

<< Home