Café Bagdad

À conquista das palavras...

Name:
Location: sintra, Portugal

I was born in Mozambique. I'm Portuguese, but my heart is half Portuguese, half African. I'm still thinking that one day we can change the world.

Thursday, March 27, 2008

Olhando para o passado

Maria Cavaco Silva foi a Moçambique para matar saudades. Do liceu, da terra, das gentes, daqueles tempos que nos deixaram marcados para sempre.

Mas há, obviamente, que olhar o passado, sem complexos, mas pensando no futuro, para que não se repitam os mesmos erros.

Há dois anos estive lá e adorei, todos sabem que regressei encantada com a minha terra. Mas deixou-me triste ver o neocolonialismo que por lá se instalou, não tanto de portugueses, verdade seja dita. Outros há que têm sabido aproveitar bem melhor a fraqueza de quem é tão vulnerável.

Gostaria muito que todos visitássemos, de vez em quando, a nossa terra. Ainda bem que vão pôr mais um voo semanal, espero que baixem os preços dos bilhetes, se assim não fizerem, não vai adiantar nada.

Também espero que os senhores do turismo se dêem conta de que os preços praticados são absolutamente exorbitantes, completamente fora de contexto, sobretudo quando vemos todos os pacotes de destinos exóticos a serem vendidos quase a metro. Umas férias em qualquer praia de Moçambique sai o triplo de umas férias nas Caraíbas.

Conjugando a boa vontade na política de preços e a saudade de quem lá viveu, será mais fácil para nós, portugueses, olharmos o passado para podermos corrigi-lo, sempre que possível.

A saudade é um sentimento bem português que ajudará, certamente, a fixar este olhar.

1 Comments:

Blogger . said...

Eu já lá estive. Adorei Moçambique, terra maravilhosa. Só é pena não ser aproveitada como devia, recursos para o país ser rico não faltam .

June 13, 2008 at 4:49 AM  

Post a Comment

<< Home